10/27/11

Seu Caráter Faz seu Nome

Um tio da Jane se chamava Blandismar. Era um nome tão esquisito que toda a família o chamava de “Fio”. Um dia perguntamos à vovó Marta por que dera tal nome ao filho primogênito? Ela disse que, lá na rua onde morava, havia um garotinho muito educado e prestativo, cujo nome era Blandismar. Então, ela colocou o nome em homenagem àquele garoto, na esperança que seu filho também fosse tão prestável. Foi aí que descobri que, mesmo que receba um nome excêntrico, você pode neutralizá-lo se tiver uma vida bonita.

Li que “no Império Romano, os pagãos frequentemente invocavam o nome de um deus ou de uma deusa ao fazerem apostas em um jogo de azar. Uma divindade favorita do apostador era Afrodite, a palavra grega para Vênus, a deusa do amor. Ao rolar os dados, eles diziam ‘epafrodito’ – literalmente, ‘por Afrodite’”.

Na verdade, o nome Epafrodito significa “amado por Afrodite”. Possivelmente, quem recebia tal nome, era filho de pais devotos da deusa, também ícone da beleza e da sexualidade, na mitologia grega. O nome seria dado na intenção de que a pessoa fosse dedicada a Afrodite, ou protegido por ela. Enfim, ao homenageá-la, queriam que houvesse uma ligação forte com a deusa.

Acontece que, na Bíblia, aparece um Epafrodito que não é consagrado a Afrodite, mas é alguém convertido a Jesus, e tem ligação forte com ele. Provavelmente ouviu o evangelho e se rendeu a Jesus. Quando a Igreja de Filipos necessitou de uma pessoa de confiança para levar uma oferta ao apóstolo Paulo, logo pensaram nele. E Epafrodito não só foi leal à sua missão, como se tornou um grande companheiro do apóstolo, servindo-o com fidelidade. Sobre esse amigo, Paulo escreveu: “...Epafrodito... meu irmão, cooperador e companheiro de lutas” (Fp 2.25).

Epafrodito foi um bravo soldado da fé e o portador da inspirada carta de Paulo aos Filipenses. Ele se comovia com as necessidades dos seus irmãos na fé e tinha uma ética a toda prova. Cheio de vontade de servir ao seu Deus, Epafrodito já não vivia por Afrodite, mas tinha a reputação de quem vivia pela fé em Jesus. Seu nome continuava pagão, mas agora demonstrava um enorme apego e amor a Cristo.

Agora leio que funcionários do Detran do Rio foram presos pela Polícia Federal, na sexta-feira, 21/10. Eles arrumaram um esquema fraudulento de emissão de carteiras de habilitação, que beneficiou sete mil motoristas. O desfalque aos cofres públicos é calculado em 30 milhões nesses últimos três anos. Um dos líderes do bando chama-se Oséias. Ele era o atendente da diretoria de licitação do Detran.

Oséias significa “salvação” e é equivalente aos nomes de Josué e Jesus. Não é um nome raro, mas quase sempre quem o recebe é filho ou neto de crente. Geralmente o nome é dado não só para homenagear o profeta bíblico, mas inspirado no seu caráter. O Oséias do Detran não honrou o significado do seu nome. Sendo empregado de confiança, no meio de empregados corruptos, não foi a “salvação” ética do grupo.

Não basta ter nome bonito. Também não importa se seu nome é exótico. Na verdade, as qualidades observadas em nossa vida são mais importantes do que o nosso nome. O que você gostaria que as pessoas associassem ao seu? Viva de tal modo que ainda que tenha um nome extravagante, a sua vida se torne útil a Deus e fonte de inspiração para todos.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...