10/26/11

O Que é a Vida ?

Depois de uma vinda inteira de trabalho, finalmente aquele avô, agora, tem tempo para os netos. Vai levá-los ao playground, para brincar com eles; e uma bala perdida o encontra, e ele cai por terra, mortalmente ferido.

São dois senhores saindo para levar a produção de hortigranjeiros para o Ceasa, no Rio. Chegam a Av. Brasil e notam que um dos pneus do caminhão furou. Vão trocá-lo e, enquanto trocam, passa um carro em alta velocidade, os atropela, e os mata.

É um casamento bonito. Tudo organizado com antecedência, e tudo correndo bem. A cerimônia religiosa é belíssima. Os noivos estão alegres; a família, feliz; e os convidados, encantados. Quando já estão todos indo embora, o tio da noiva sofre um enfarte fulminante, morrendo ali mesmo.

Falta apenas uma hora para acabar o serviço, conta o vigia que trabalha na Prefeitura. De repente, aparecem quatro homens, que batem a porta. Vai atendê-los, sai uma briga, e ele recebe dois tiros. Morre ali no cumprimento do trabalho.

Contei em flash quatro casos reais. Dois, ocorridos no Rio, e os outros dois, em Teresópolis. Diante disso, fica a pergunta: o que é a vida?

A primeira resposta é: a vida é imprevisível. No dia da partida para o Egito, Moisés não podia imaginar que ele mesmo não entraria na terra prometida. Bartimeu, o cego, ao sair para mais um dia para esmolar, não podia imaginar que, naquele dia, teria um encontro com Jesus, que restituiria a sua visão, e mudaria por completo a sua história.

A segunda resposta é: a vida nem sempre é justa. Nem sempre filhos enterram os pais. Nem sempre ímpios morrem antes dos justos, e os mais velhos antes dos mais novos. Também não morrem doentes antes dos sãos, nem os que nada têm para realizar na frente dos que estão no auge das realizações.

A terceira resposta é: a vida é fugaz. A Bíblia a compara a um sopro. Ela também é um vapor. É um conto ligeiro. Moisés diz: “Acabam-se os nossos anos como um suspiro... nossa vida ...passa rapidamente, e nós voamos” (Sl 90.9,10).

Resumo da ópera: a vida é fugaz, injusta e surpreendente. É loucura vivê-la sem se preparar para a morte. É insensatez vivê-la sem planejar o dia do nosso encontro com Deus. O problema se agrava quando vivemos como se tudo o que existisse fosse a vida aqui. Jesus contou uma história e nela chamou de louco ao homem que, enriquecido, achou que tudo o que devia fazer era regalar a sua alma com comidas, bebidas, e festas. É que, naquela noite, Deus pediria a sua alma e ele não estava preparado.

Não viva como se nunca fosse morrer. Aos olhos de Deus somos como um vapor. Nunca deixe Deus de fora dos seus planos. Você precisa de Deus já. Pra hoje, pra essa vida. A boa notícia é que Jesus disse: “Quem vem a mim, vem ao Pai”. A única maneira de estar preparado para o dia da morte é estar preparado agora.

Costumo ter esta conversa em funerais. E muitas vezes a minha palavra ali é dita tarde demais. Hoje é o dia de você ouvir a voz de Deus. O que é a sua vida? Um vapor! Portanto, venha a Cristo agora. Abra o seu coração para Deus já!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...