10/20/11

Não Tema o Diabo. Tema Você.

Vivemos num mundo místico, onde pessoas adoram gnomos, duendes, anjos, e o esoterismo ganha força. Um rapaz dizia que a rotina semanal da sua sogra era ir ao candomblé, frequentar a sessão espírita e também participar de um estudo bíblico numa igreja evangélica. As pessoas têm um vazio no coração e estão à procura de uma espiritualidade plural, onde o que importa são boas sensações.

No campo evangélico a situação não é muito diferente. Há um forte apelo à magia. As pessoas querem se relacionar com Deus como se envolviam com as entidades espíritas. Elas dão ofertas pensando que, assim, Deus ficará preso em suas mãos. Há uma tentativa de controlar os poderes divinos. E até mesmo igrejas outrora históricas, que tinham a Palavra como base da sua fé, estão largando as Escrituras, e voltando-se para essa ‘feitiçaria evangélica’. Uma igreja, no Rio, colocou a seguinte placa na entrada do seu templo: “Hoje, sexta-feira da libertação. Faremos libertação com arruda e sal grosso.” Isso é macumba. Não é à toa que vemos 'crentes' aterrorizados por anjos, demônios, feitiçarias e magias espirituais.

A sociedade vive também amedrontada. Um pastor respondia pela sua igreja num Fórum, e o advogado que defendia a parte oponente o procurou, antes da audiência, e lhe disse: “Pastor, por favor, eu estou defendendo o meu cliente aqui, mas não ora contra mim lá na sua igreja, não!” O pastor lhe disse: “ Fique tranquilo: lá a gente não ora contra, não. Só a favor.”

C. S. Lewis disse que cometemos dois equívocos. O primeiro é supervalorizar o Diabo, satanizando tudo. Há gente atribuindo ao Diabo comportamentos que são seus. Um casal procurou um pastor, pedindo que ele orasse expulsando o ‘Demônio da Desavença e do Desentendimento’, que não saía da sua casa. O pastor, conhecedor das Escrituras, disse que não havia tal demônio. E que eles começassem a se responsabilizar por suas brigas e baixarias. O segundo equívoco é ignorá-lo, pois assim podemos nos tornar presas fáceis dos seus ardis.

A Bíblia, no entanto, nos garante que, para aqueles que já entregaram a vida a Jesus, não há mais nenhuma condenação (Rm 8.1). Jesus veio destruir as obras do Diabo (1Jo 3.8). E não precisamos ter medo de tocar nisto, manusear aquilo, ou tirar qualquer objeto de casa (Cl 2.20-22). A questão principal não é se o Diabo vai pegar você. É se você está ou não sob a proteção do sangue de Jesus Cristo. A Bíblia nos garante que “o Senhor é fiel, e ele confirmará e o guardará do Maligno” (2Ts 3.3). A nossa segurança está no caráter de Deus, a quem servimos. Ela também assegura que se resistirmos ao Diabo, ele fugirá de nós (Ef 4.30). E nós o combatemos em o Nome de Jesus.

A má notícia é que, conquanto o Diabo não possa destruir a igreja, você pode. Em Números 23, Balaque, rei dos Moabitas, contrata um macumbeiro da pesada, Balaão, para amaldiçoar o povo de Deus. Balaão era muito respeitado pelos poderes sobrenaturais que tinha. Ele aceitou a tarefa, mas Deus foi logo lhe dizendo: “Nem pensar! Este povo é meu.” Como estava em jogo muito dinheiro, e Balaão era muito ganancioso, ele ainda assim tentou amaldiçoar aquele povo. Mas Deus lhe disse: “Contra Jacó não vale encantamento nem maldição” (Nm 23.23). Então, ele foi e respondeu a Balaque: “nós temos forças espirituais, mas esse povo tem do lado dele o Deus criador dos céus e da terra.”

Aí Balaão deu um conselho a Balaque. Não dá para fazer danos ao povo através de magia negra, mas se você contratar umas prostitutas e colocá-las bem licenciosas, vestidas tipo periguetes, lá no meio daquele povo, o estrago vai ser muito grande. Balaque gostou do conselho, e as enviou. Aí os rapazes de Israel começaram a se envolver com aquelas garotinhas, e as mocinhas de Israel começaram a ‘namorar’ os marombados rapazes moabitas. A depravação foi tal que Deus destruiu 24 mil israelitas.

Só o que causa dano à igreja é o pecado dela. A única coisa que Satanás pode fazer contra o crente é colocar diante de nós tentações, para que alimentemos o coração com o pior que há em nós. Então, quando cedemos ao pecado, nos enfraquecemos espiritualmente, e nos esfriamos diante de Deus. E os nossos pecados limitam a atuação de Deus a nosso favor. E aquilo que Satanás não pode fazer em nós, o pecado faz.

Então, não tenha medo do toque do Diabo, pois “maior é o que está em nós, do que o que está no mundo”(1Jo 4.4b). O Senhor livra o crente de toda obra maligna (Ef 4.18). Mas não abra brecha ao pecado. Ele irá afastá-lo de Deus, da Sua graça, do Seu poder e dos seus irmãos na fé.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...