8/31/11

Como Saber se o Prodígio é Divino ou Não.



Alguns anos atrás, o Globo Repórter apresentou um homem de Santa Catarina, SC, que, ao se aproximar de uma pessoa, identificava os males que lhe afligiam. Ele dizia: “a senhora sente isso, e isso...”. Boquiabertas, as pessoas constatavam que seus prognósticos eram absolutamente corretos. Levado a um professor da Universidade de Brasília, antes de tudo, detectou os problemas físicos do mestre. O senhor explicou que, quando uma pessoa se aproximava dele, ele passava a sentir as dores da pessoa no seu corpo. Estava desejoso de se desvencilhar daquele fenômeno. Isso vem de Deus ou não?

Certa vez fui procurado por uma senhora que me disse que, desde cedo, tinha o dom de discernir o que acontecia na vida das pessoas. Ela, mesmo sem querer, e sem que ninguém lhe contasse, lia suas mentes e percebia claramente os seus problemas, angústias e males físicos. Disse-me que ao passar diante de prédios desvencilhava os inúmeros problemas do condomínio. Por tudo isso, não gostava de ir a restaurantes, festas ou reuniões com muitas pessoas. Fez psicologia, abriu consultório e, embora não dissesse nada a suas clientes, conseguia perceber o que ia dentro do coração delas. Afirmou-me ainda que, após se converter a Jesus Cristo, o fenômeno tornou-se mais claro ainda. Dizia que não se sentia feliz com aquilo, pois carregava consigo o peso do mundo. Isso vem de Deus ou não?

Em Atos 16, Paulo e Silas passeavam por Filipos e se depararam com uma pitonisa, que testemunhava a todos: “São servos do Deus altíssimo estes homens que vos anunciam um caminho de salvação!” Embora Jesus não seja “um caminho”, mas “o caminho da salvação”, a mulher falava a verdade, mesmo sob a inspiração de um demônio. Ao discernir a fonte daquelas previsões, Paulo disse: “Eu te ordeno em nome do Senhor Jesus Cristo que saias dela”. Diz o texto: “E na mesma hora saiu”. É que Satanás pode se transformar em anjo de luz (2Co 11.14).

Por outro lado, em Atos 21, lemos que Ágabo tomou uma cinta de Paulo, ligando seus pés e mãos, e disse: “Os judeus ligarão em Jerusalém o homem a quem pertence esta cinta, e o entregarão nas mãos dos gentios”. Quem conhece Bíblia, sabe que foi exatamente isso que aconteceu. Em Jerusalém, Paulo foi acusado de ter introduzido gregos no templo, foi espancado e preso por gentios.

De vez em quando ouvimos de fenômenos extraordinários que causam discussão no meio evangélico. Aquilo vem de Deus ou não? Será isso uma prova de espiritualidade, de capacitação que é dada do céu? Não podemos dizer que são todos demoníacos nem que vêm todos de Deus. Temos de ter cautela, e bom-senso.

É muito comum encontrarmos pessoas que, se dizendo profetas de Deus, fazem previsões bombásticas. Algumas até dão certo. Deuteronômio 18.20-22 diz que a palavra que é dita em nome de Deus sempre se cumpre. Mas, como já vimos, não basta esse critério. Há ainda quem faça previsões previsíveis, tipo: “o irmão viajará, e terá uma surpresa....” Esses me fazem lembrar do Pr. Israel Belo de Azevedo quando era foca (jornalista iniciante), e fazia a coluna de horóscopo do seu jornal. Ele escrevia generalidades óbvias, e se divertia com suas previsões.

Então, diante desses fenômenos, quais são os critérios para se afirmar que uma coisa veio de Deus? É verificar as respostas a estas perguntas: Este dom me faz amar mais a Deus e ao seu Filho Jesus Cristo? Ele é desenvolvido para dar glória a Deus ou a mim? Este prodígio me faz querer submeter a minha vida mais à Bíblia e ao Espírito de Deus? Tem me levado a confiar mais em Deus e nas suas promessas? Tem me ajudado a obedecer ao Senhor Jesus? Isso tem feito com que minha vida seja usada para o avanço do evangelho, ou para que eu consiga notoriedade e lucros financeiros? Quem for sábio encontrará outras perguntas. Mas o princípio geral é este: experiências que são de Deus nos levam a amá-lo mais; a obedecer mais a Bíblia, a ficar mais dóceis ao Espírito Santo, e viver mais dispostos a servi-lo, e a engrandecer o nome de Jesus. Em suma: os dons de Deus apontam para a glória de Deus, e não do homem.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...