7/14/11

Para que Serve uma Bíblia?

Para que serve uma Bíblia que nunca é aberta? Para nada. Uma Bíblia fechada, não lida, equivale a uma pessoa que virou as costas para Deus.

Para que serve uma Bíblia aberta que não é lida? Também não serve pra nada. É verdade que algumas pessoas costumam colocá-la como adorno, na sala, sob um pedestal, onde a deixam aberta, geralmente no Salmo 91. Mas Deus não levantou mais de 40 homens de nacionalidades diferentes, culturas desiguais, geograficamente separados, em mais de 1.500 anos, e os inspirou revelando-lhes a Sua vontade, para que a casa de ninguém ficasse apenas adornada com um livro.

Aliás, uma Bíblia aberta e não lida me faz lembrar o meu cunhado, médico anestesista que, diariamente, ao chegar a um hospital católico, dirigido por irmãs, encontrava, no átrio principal, uma imensa Bíblia aberta num Salmo. Ao lado, estavam várias imagens dos “santos padroeiros” daquela Ordem. Ele, então, fazia questão de deixá-la aberta em Êxodo 20, nos Dez Mandamentos. Queria que os curiosos deparassem com o vs 4: “Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra ou nas águas debaixo da terra.” Quem coloca a Bíblia como um mero adorno, numa casa, está equiparando-a a um quadro, a um vaso de porcelana, ou coisa assim. Ela é mais uma quinquilharia. É um traste qualquer. E o pior, ela quase sempre está lá para ser desobedecida.

Para que serve uma porção da Bíblia aberta e não lida? Para enganar os tolos. A propósito: numa das minhas vindas ao Brasil, quando era missionário em Portugal, fui a um shopping. Um tanto ingênuo, fiquei surpreso e alegre por encontrar tantas lojas com o Salmo 91 estampado próximo à caixa registradora. Com o número de evangélicos, no Brasil, crescendo a cada dia, achei que todos ali eram crentes. Aí, resolvi perguntar numa loja se a dona era evangélica. A mulher me olhou assim meio torto. Achou que eu era um debilóide. Descobri, então, que o Salmo 91 era posto ali apenas para dar sorte. Era uma espécie de pata de coelho, que se desse sorte não teria matado o coelho, já que ele tem quatro. O Salmo, inspirado por Deus, foi reduzido a uma mera figa, uma ferradura, e, para os seus expositores, aquilo daria segurança econômica e prosperidade aos seus negócios. Santa ignorância! Um trecho da Bíblia aberto, mas não lido, equivale a uma tola superstição, que, afinal, não protege ninguém e só engana a pessoa. Ah, já ia esquecendo: aquele shopping faliu.

Para que serve uma Bíblia aberta e lida? Serve para que a pessoa tenha um encontro com Deus e se edifique na fé. Serve para que você ouça a voz de Deus. Serve para que você seja orientado acerca da vontade de Deus para a Sua vida. Serve para que o Espírito Santo convença-o dos seus pecados e trabalhe para mudar conceitos e transformar sua vida. Serve para que você caminhe seguro com Deus.

Mas, alguns anos atrás, uma Bíblia aberta serviu para muito mais. Após passar o dia telefonando para a mãe, e não obtendo resposta, a Rosângela resolveu ir à casa materna, à tarde, com a filha. Ao chegar ao edifício, observou que as janelas do apartamento dela estavam abertas. Tocou, tocou e ninguém atendeu. Como tinha a chave do andar, abriu a porta. E encontrou a mãe, Erenilda, já falecida, mas com a Bíblia aberta ao colo. Morreu enquanto lia a Bíblia. O choque de tudo aquilo foi atenuado pela Bíblia aberta. A fisionomia serena da mãe, com aquela Bíblia aberta, trouxe consolo ao coração da filha. Até parecia que enquanto buscava a Deus, na Sua Palavra, o Senhor decidiu levá-la, definitivamente, para perto dEle. A senhora que trabalhava lá na casa da D. Erenilda confirmou: pela manhã ela sempre ia para aquele cantinho ler a sua Bíblia.

E aí, entendemos melhor para que serve uma Bíblia aberta e lida: para nos dar consolo no dia da dor, para nos guiar seguramente aqui, e levar-nos, serenos, para o céu.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...