2/21/11

Quando o Milagre Não Vem

Muitas vezes oramos pedindo a Deus um milagre, e ele simplesmente não vem. Clamamos por alguém que amamos, e que está muito doente, suplicando ao Senhor que poupe a sua vida, e Ele não ouve o nosso clamor. Pedimos que Ele abra uma porta de emprego, e outro é contratado em nosso lugar. Suplicamos pela salvação dos nossos filhos, e eles se tornam cada vez mais rebeldes à Palavra de Deus. Nessas horas, muitos desanimam, e acham que Deus não se importa com eles.

Deus nos ama, mas o fato dele nos amar não nos dá imunidades especiais. O fato de nos amar não nos torna seus filhos prediletos. O amor de Deus por nós não nos garante vantagem especial contra tragédias, mágoas e dores. Você sabia que nenhum dos apóstolos de Jesus teve morte natural? O único que teve uma morte normal foi João, mas morreu exilado, em uma ilha solitária, por causa da sua fé em Jesus. Deus não nos prometeu privilégios, mas prometeu a Sua presença conosco sempre. Ele não prometeu explicações, mas prometeu Ele próprio conosco, Aquele que tem todas as explicações.

O profeta Habacuque estava aflito, pois orou pedindo que Deus não permitisse que os Caldeus invadissem Judá até que, finalmente, Deus lhe disse que era Ele quem estava promovendo a vinda dos Caldeus para destruir Judá. Ele não compreende, e pede explicações a Deus. Deus lhe responde de um modo curioso. Diz pra ele escrever sua resposta num outdoor. Mas acrescenta: “Se tardar, espera-o, porque certamente, virá, não tardará” (2.3). Habacuque poderia perguntar: “Senhor, a sua resposta vai demorar ou não?” Para Deus, ela chegaria no tempo certo. Mas Ele sabe que, muitas vezes achamos que ela demora porque, para uma alma perplexa, inquieta e ansiosa, uma noite é uma eternidade.

Deus sabe a hora certa de agir e como agir. Ele age segundo o cronograma do céu e não segundo a nossa agenda. Ele age a Seu tempo e não segundo a nossa pressa. Quando Ele parece demorar, está fazendo algo maior e melhor para nós. Talvez seja essa a sua angústia: Você tem orado pelo seu casamento e o vê mais perto da dissolução. Você tem orado pela conversão do seu cônjuge e o vê mais endurecido. Você tem orado pelos seus filhos e eles continuam mais distantes de Deus. Você tem orado pelo seu emprego e ele ainda não surgiu. Você tem orado pela sua vida emocional e ela ainda parece um deserto.

Quando não entendemos a ação de Deus, ou quando Ele parece estar demorando, é bom pensarmos na Sua santidade. Deus é Santo. Isso significa que Ele não joga sujo conosco. A Bíblia nos assegura que nenhum motivo de Deus é impuro. As razões de Deus são santas. Ele não brinca com a sua dor e tampouco coloca armadilha para você cair. Isso quem faz é o diabo. Até quando o diabo faz o bem, a motivação dele é matar e no fim destruir. Mas, Deus, não. Mesmo quando permite coisas ruins, Deus não está conspirando contra você. Deus é santo em tudo o que faz. E até quando Deus permite o mal é para o seu bem.

Uma vez, uma senhora estava bastante decepcionada com Deus, e veio brigar comigo por causa de Deus. Ela O xingou, blasfemou e falou tanta coisa, e eu fiquei calado. É que já aprendi que não preciso defender Deus. Então, ela me perguntou: “Você não vai dizer nada?” Eu lhe respondi: “Este Deus que a senhora falou aí não é o meu Deus. Ao contrário, é tudo o que creio sobre o demônio.

Mas, mesmo quando Deus não nos dá o que pedimos, ou aparentemente demora em nos responder, Ele se importa conosco. Ele é o Deus Emanuel. Ele chora com você. Sofre com você. Ele se identifica com você. Ele não é o deus distante dos deístas, nem o deus impessoal dos panteístas, nem o deus fatalista dos estóicos, ou ainda o deus bonachão dos epicureus. Lembre-se, então: quando o milagre não vem, como você tanto deseja, Deus tem planos maiores, melhores, e santos. No final de tudo, Ele está agindo para o nosso bem. Ou como Jesus disse a Pedro: “Agora você não entende o que estou fazendo, porém mais tarde vai entender!”
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...