4/2/12

O Brilho da Igreja

Um amigo pastoreava uma pequena igreja na capital paulista quando foi contatado por uma comissão de sucessão pastoral de uma grande igreja da região metropolitana do Rio. A comissão dava como barbada a ida dele para lá. Feito o convite, convite recusado. O pastor entendeu que a vontade de Deus para ele era outra.

Tentando persuadir aquele pastor do seu flagrante “erro” em não aceitar tão honroso convite, membros daquela comissão disseram: “Pastor, a nossa igreja é grande, a sua é pequena. O nosso templo é bem maior do que o daí. Além do mais, o prefeito e alguns vereadores da cidade são membros da nossa grei. Os cultos cívicos da cidade são sempre realizados aqui e será uma honra para o senhor ser o pastor da nossa igreja. Além disso, o salário que lhe daremos será muito maior do que o salário que ganha aí.”

A resposta do pastor foi exemplar: “O mesmo Cristo que ama a sua igreja rica aí é o que ama e sustenta a minha igreja pobre aqui. O Jesus que morreu pelo prefeito daí é o mesmo Jesus que morreu pelo humilde introdutor da minha igrejinha aqui. Além disso, há valores no Reino de Deus muito mais importantes do que patrimônio, prestígio, poder e dinheiro. Honra é servir ao Senhor Jesus no lugar que Ele queira que eu O sirva.”

Hoje, na igreja de Cristo, triunfa o valor do homem sobre os valores de Deus. O que vale é quantos membros somos, o patrimônio que temos, o dinheiro que entra e as pessoas que frequentam nossos cultos. Muitas igrejas já não se preocupam se a mensagem que pregam é bíblica, desde que isso atraia pessoas para os seus arraiais. Para isso, há marqueteiros de igrejas que ensinam como encantar e seduzir os incautos. Muitas igrejas querem simplesmente o fascínio das multidões. O importante são as atrações e as festas, Jesus é circunstancial. Não há preocupação com Deus, com a moral, com padrões, nem com os princípios do evangelho. Não ensinam como andar com Deus nem como viver uma vida que lhe honre e agrade.

O brilho de uma igreja não está na imponência arquitetônica do seu templo. O esplendor de uma igreja não está no número de seus membros. A beleza de uma igreja não está na formação cultural nem no nível social dos seus membros. O encanto de uma igreja está na presença de Jesus Cristo.

Já preguei em igrejas grandes e em outras pequenas. Já pastoreei igrejas de gente rica, com posses, e outras com povo bem pobre. Já subi morro e participei de cultos em igrejas de favelas, com crentes debilmente agasalhados em dias frios. Também já falei em igrejas cujo número de casacos de vison ultrapassava a meia centena. Mas o que traz glória para uma igreja não é nada disso, é a presença de Cristo vivo no meio do seu povo. Não há nada que faça uma igreja tão bonita quanto ver a presença de Jesus Cristo entre seus membros.

Não nos esqueçamos disso. O brilho da PIB de Teresópolis não virá pelo seu novo templo, nem pelo seu pastor, de seu ministro de música, dos seus corais, da sua orquestra, da posição social de seus membros, ou pelo bairro onde se localiza. Virá pelo quanto Jesus Cristo brilhar em sua vida, for exaltado em seus cultos e pregado pelo seu testemunho. A glória de uma igreja não são sinais e maravilhas. A honra de uma igreja não é gente pelo ladrão, música de nível ou discursos bonitos. É Jesus Cristo. Faltando Jesus, tudo será inútil.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...