3/26/12

Um Coração Enternecido

“E darei um coração novo, ... tirarei o coração de pedra e vos darei um coração de carne.”

A Bíblia nos faz declarações desconcertantes. Ela diz que não há possibilidade de alguém dizer: “eu amo a Deus", e não amar ao seu irmão. Aliás, o apóstolo Paulo vai além. Ele disse: “Se alguém não cuida dos seus, especialmente dos de sua família, tem negado a fé e é pior que um descrente”. Uma pessoa que falha na sua afetividade com a família, vive pior do que um incrédulo, aos olhos de Deus.

Há pessoas que não temem a Deus, mas cuidam bem da sua família. Aliás, os animais irracionais fazem isso: eles protegem seus filhotes. Lá na casa da irmã Veneranda, um passarinho começou a montar guarda e atacar todo mundo que tentava passar pela porta da frente de casa, só porque ele fez seu ninho na bela árvore plantada próxima à entrada principal.

Mas a Bíblia nos diz que um dos projetos maravilhosos de Deus é fazer uma intervenção cirúrgica no nosso coração, tirando o nosso coração de pedra e trocando-o por um coração de carne. Essa ternura que Deus promete implantar em nossa vida é tudo o que precisamos. Muitas vezes a vida vai ficando tão complexa, que perdemos a capacidade de nos relacionarmos ternamente com os nossos familiares. Passamos por tanta lutas, perdas, fracassos, e tentativas malfadadas, que podemos desenvolver um coração rijo e frio dentro do lar. E aí já não há mais abraços, carinhos nem declarações de amor para nossos filhos e cônjuge.

Algumas dissertações de doutorado foram feitas para convencer as pessoas de que elas precisavam se abraçar um pouco mais. Uma psicóloga californiana, numa tese, disse que nós precisamos dar até 12 abraços por dia para sobrevivermos, e nos mantermos equilibrados em nossos relacionamentos. Outra terapeuta norte-americana escreveu um livro chamado “Beijo em 10 Segundos”. Ela sustenta que, para revitalizar nossos casamentos, homens e mulheres precisam dar um beijo de 10 segundos todos os dias.

Deus tem uma promessa maravilhosa para nós: “vou tirar o coração de pedra, e dar um coração de carne”, e diz que precisa fazer isso “para que a terra não seja ferida de maldição”. Ele quer transformar os lugares onde andamos em lugares sensíveis, transplantando em nós um coração capaz de desenvolver, de novo, ternura e sensibilidade no nosso lar, e no relacionamento com Ele.

Às vezes o nosso coração endurece de uma forma brutal. Eu já vi homens e mulheres que perderam totalmente a capacidade da sensibilidade. Já vi líderes espirituais perdendo a ternura. E Deus nos livre de um coração assim, ausente de sensibilidade com as coisas de Deus, e de afeto em casa. Porque um coração assim é pior que a morte. Por isso, precisamos clamar ao Senhor: “Deus, converta o meu coração a Ti e ao meu lar!” Existem muitos relacionamentos conjugais, e de pais e filhos, precisando disso. De um sopro de Deus para que o afeto volte, para que o perdão seja restaurado e para que a manifestação de bondade surja neles. Mas é exatamente essa a promessa de Deus pra nós. Ele disse: “vou dar um coração de carne”.

Não é promessa de autoajuda, mas de ajuda do Alto. Frequentemente oramos por muita bobagem, e deixamos de orar por coisas sérias. As orações mais eficazes que fazemos são aquelas baseadas nas promessas de Deus. Então, meu irmão, peça ao Senhor um coração sensível assim. Diga a Ele: “Deus, eu preciso disso. Então, assopra na minha vida, um coração de carne, que seja sensível à Tua voz, e também terno e bondoso para com os do meu lar”.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...