3/31/12

Deus Cuida do Seu Povo

Fico impressionado com o cuidado de Deus pelo seu povo. Ele diz que tocar em nós é como tocar “na menina dos seus olhos” (Zc 2.8). Então, não precisamos temer nada que é feito contra a igreja. A um Saulo enfurecido, que atacava, prendia e maltratava os crentes, Ele confrontou-o em Damasco, dizendo: “Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Dura coisa é recalcitrares contra os aguilhões” (At 9.14,15).

Jesus toma as dores daquilo que é feito contra o seu povo. Não precisamos nos defender, porque Ele nos defende. Aliás, quando era pequenino, lia a frase “dura coisa é recalcitrares contras os aguilhões”, e não entendia nada. Sabia que Jesus não estava dizendo algo bom para Saulo, mas não tinha a menor ideia do que seria aquilo.

Bom, na verdade, a palavra recalcitrar já era minha velha conhecida, pois havia nos ônibus antigos um aviso interno, que dizia: “É proibido sentar com roupas de banho molhadas no interior deste veículo; o recalcitrante será retirado do coletivo”. Perguntava à mamãe o que era recalcitrante, ela me explicava, mas eu não guardava a explicação. Recalcitrante é a pessoa teimosa, que resiste com obstinação.

Havia outra placa, próxima ao motorista, que dizia: “Fale ao motorista somente o indispensável”. E eu, na infância, queria saber quem era aquele tal de “indispensável” (com certeza alguém muito importante), que só ele podia conversar com o motorista?

Aguilhão é o bico pontiagudo de uma vara. Quando os boiadeiros tocam suas boiadas, eles levam a aguilhada, que é uma vara pontiaguda, geralmente de ferro, usada para tanger, ferir o gado que não o obedece. A ponta dolorosa toca no lombo do animal, e ele rapidamente vai para o lugar designado.

Saulo estava perseguindo os crentes, batendo, prendendo, autorizando seu martírio, e pensando que estava tudo bem. Mas ele estava se lançando contra a vara pontiaguda dos céus. E Deus estava simplesmente colocando tudo no seu caderninho de dívidas. Um dia veio cobrá-lo. E foi o que aconteceu ao meio-dia lá em Damasco.

Fico realmente descansado nisto. Muitas vezes alguém me diz que estão falando mal de mim, ou da igreja por isso ou aquilo. Se for verdade me incomodo, e quero logo consertar. Mas se for fofoca, se for maledicência nem me perturbo. Jogo o caso para o nosso Advogado, Jesus Cristo. Ele é quem cuida. Tenho feito isso nesses trinta anos de ministério pastoral, e Jesus nunca perdeu uma única causa. Por isso, durmo tranquilo, a igreja é dEle, não minha, e Ele zela por ela.

Fico também espantado como as notícias chegam aos meus ouvidos. Não preciso bancar o xerife, ou vasculhar qualquer coisa. Tudo o que preciso é confiar em Deus. Às vezes, pessoas vêm conversar comigo sobre um assunto, e deixam informações que mostram o zelo de Deus por seu povo. Nem sempre a informação é boa, mas dou graças a Deus porque Ele está querendo que eu saiba daquilo. Tem sido assim, pois “os olhos do Senhor estão em todo o lugar, contemplando os maus e os bons” (Pv. 15.3).

Diante disso, querido, não se volte contra a Palavra de Deus, contra o povo de Deus e nem atrapalhe a obra de Deus. A todos aqueles que agem contra o Senhor e seu povo fiel, tudo o mais que a Bíblia acrescenta é: "ai deles!"
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...