12/2/11

A Arma da nossa Vitória

A Bíblia, às vezes, nos dá conselhos que parecem ser muito difíceis. Achamos que vão estragar a nossa vida. Um deles é: “Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem” (Rm 12.21).

Você já teve a sensação de que se fizer o bem vai se dar mal? É a pessoa que diz assim: “Ah, eu estou fazendo o bem e só estou levando na cabeça! Faço o bem e só perco! Pois agora eu vou tratar com a mesma moeda com que estão me tratando”. É alguém que lhe machucou, que lhe fez um grande mal, e você fica com vontade de pegar aquela pessoa e esganá-la. Ou seja, agir de acordo com o mal que lhe foi feito.

Pense, por exemplo, numa pessoa que lhe ofendeu, e a quem você precisa dispensar perdão. Temos a impressão de que quem perdoa fica no prejuízo. Mas eu tenho visto que o grande prejuízo mesmo é não perdoar. Aliás, um amigo me enviou um email com a seguinte frase: “guardar ressentimentos é como tomar veneno e esperar que a outra pessoa morra”.

Quando um crente em Cristo tenta vencer o mal com o mal, ele entra na esfera daquele que, de fato, sabe fazer o mal. É como se ele saísse do seu campo de batalha e fosse para o campo de batalha do inimigo. E é tudo o que Satanás quer: tirar-nos da área da proteção de Deus e trazer-nos para uma esfera de ação onde ele domina bem.

É por isso que a Bíblia diz que “a ira do homem não produz a justiça de Deus” (Tg 1.20). Agir com vingança nunca produziu justiça de Deus na história. Por isso, você precisa perceber que sempre que o mal se manifesta a vida perde valor, qualidade e intensidade.

Deus diz que resolver a questão do mal que sofremos não é da nossa competência. É da competência dEle, por isso nos orienta: “não vos vingueis a vós mesmos, mas dai lugar à ira de Deus, porque está escrito: a mim pertence a vingança” (Rm 12.19). Por isso devemos vencer o mal com o bem. Quando você reage ao mal com o mal, você transforma Deus em Alguém secundário para sua vida. Você simplesmente dispensa Deus. E, consequentemente, deixa de ver o mover de Deus na sua própria história.

É verdade que, muitas vezes, ficamos com tanta raiva, que chegamos a dizer: “Eu não quero nem que Deus me ajude”. Mas, nessas horas impedimos que Deus seja Deus na nossa vida. Então, quando for tentado a pagar o mal com o mal, não o faça. Deixe Deus fazer. Porque o mal não vai lhe abençoar. E não podemos prescindir da luz de Deus para o nosso viver.

Eu tenho aprendido que mal e bem, luz e trevas agem por concessão. Então, não negocie com o mal, não tente domesticá-lo nem o leve para uma mesa de negociação. Ele é pra ser expulso da sua vida. Lance luz nas suas trevas, meu irmão. O nosso general Jesus Cristo, o comandante do Exército que você faz parte, diz que as nossas armas são as da luz. Ele nos ensina na Sua palavra: “Como filhos da luz, andai na luz” (Ef 5.8). Portanto, nada de andar em trevas, e nada de usar a política do mal. Nunca se canse de fazer o bem, pois essa é a arma da nossa vitória.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...