10/28/11

Datas pra Ninguém se Esquecer

Consultando um calendário para ver dias especiais no ano, deparei-me com algumas datas curiosas: Descobri que o “Dia do Sogro” (10/3) não pode ser comemorado com o da sogra, pois o dia dela é 28/4. Há um dia de homenagem ao vendedor de livros (14/3), talvez pela sua audácia em tentar vender um produto tão desprezado num país que não lê. Há o importante “Dia do Goleiro” (26/4). Fiquei pensando nessa justa homenagem, pois o que seria de nós, nação pentacampeã do mundo, se não nos lembrássemos dos guardiães do gol? Há o introvertido “Dia do Silêncio”, que ficou tão tímido e calado, a ponto de ninguém saber que é comemorado em 7/5. Em 10 de julho, temos o “Dia da Pizza”. Certamente, algum deputado ou senador quis fazer uma homenagem justa aos políticos brasileiros. É uma data tão comemorada no nosso país que se estende por todo o ano. Há ainda o “O Dia dos Solteiros” (15/8), o “Dia da Velocidade” (9/9), o “Dia das Saudações” (21/11), que não anda muito saudado, e o “Dia da Lembrança” (26/12), que, afinal, ninguém se lembra.

O “Dia da Justiça” (8/12) não deve ser confundido com o “Dia da Injustiça” (23/11). Há o prestigiado “Dia do Nordestino” (8/10). Curiosamente, não há o “Dia do Sulista” nem o “Dia do Nortista”. Que algum deputado, por favor, resolva essa discriminação criando logo essas importantes datas. O “Dia do Office-boy” é comemorado com o “Dia dos Jovens” e também com o “Dia do Hino Nacional”, em 13/4. Algum cérebro bem dotado deve ter concluído que todo office-boy acaba se tornando jovem e deve aprender a cantar o hino do seu país. Talvez por isso haja essa comemoração conjunta.

Descobri também dias religiosos elogiáveis, como: “O Dia da Liberdade de Culto”, comemorado em 7/1. Há o “Dia Mundial da Religião”, celebrado em 21/1. Oração é uma coisa tão importante na nossa terra que é comemorada em duas datas: o dia 2/3 é o “Dia da Oração”, e o vizinho, 3/3, é o “Dia Mundial da Oração”. Há a homenagem ao “Dia do Sacerdote” (27/4) que não deve ser confundida com o “Dia do Pároco” (8/8). E o esquecido, mas essencial “Dia Universal de Deus”, comemorado em 14/6, junto com o “Dia do Solista”.

Procurei o que seria comemorado no dia 31/10 e encontrei: “Dia das Bruxas, Halloween”. Fiquei simplesmente indignado. Importar para o Brasil uma festa pagã, que celebra deuses da antiga Gália e cultua ancestrais mortos, e ocultar a Reforma Protestante? Esquecer que, nessa data, em 1517, ocorreu uma das maiores revoluções espirituais de todos os tempos. Pois, finalmente, muitos povos e nações se libertaram da tirania da fé. Depois dessa data, as pessoas redescobriram a Revelação de Deus na Bíblia e aprenderam sobre o amor imerecido de Deus pela humanidade. A partir daí, muita gente começou a ter acesso à mensagem de que Deus nos aceita porque Jesus, o Santo de Deus, fez um sacrifício único, perfeito, irrepetível, todo suficiente, na cruz, por nós. E aprender que ninguém compra as bênçãos de Deus, pois Ele não é movido a dinheiro. Entender que ninguém precisa fazer sacrifícios para ser aceito por Deus. Basta ir a Ele através de Jesus, que abriu o caminho novo e vivo até o Trono da Sua Graça.

Antes daquele 31/10, muitas pessoas pensavam que só podiam chegar a Deus acionados por um sacerdote. Todos procuravam um para se relacionar com Deus. A partir dali, as pessoas redescobriram que, após a conclusão do ministério terreno de Jesus e a descida do Espírito Santo, Deus veio morar no crente em Cristo. Agora eles têm acesso a Deus. Ninguém mais é o predileto de Deus e o queridinho do Papai do Céu. Ninguém é melhor que ninguém, em Cristo. Deus não privilegia nem discrimina pessoas, pois o Espírito Santo é Deus conosco.

Muitos políticos criaram datas especiais para homenagear e realçar o valor de grupos e fatos históricos. Porém, a multiplicidade dessas datas acabou por banalizá-las. Aquilo que deveria ser destaque se tornou tema de gracejos. Se 31/10 fosse celebrado como o “Dia da Graça”, talvez a graça de Deus só fosse lembrada naquela data. Mas a graça e o amor de Deus devem ser lembrados e testemunhados todos os dias, pois Ele as renova a cada manhã, e elas não têm fim (Lm 3.22,23).

Enfim, você pode se esquecer do “Dia Mundial do Consumidor” (15/3), do “Dia do Desarmamento Infantil” (15/4) e até do “Dia da Constituição” (17/5), mas não se esqueça nunca de agradecer a Deus pela Sua Graça e de, pela fé em Jesus Cristo, a cada dia, se apossar dela.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...