9/30/11

A bafando o Espírito

Na minha infância alguém que estivesse “abafando” era uma pessoa que estava se saindo muito bem. Mas, na fé cristã, quem está “abafando” está muito mal diante de Deus. Russel Shedd diz que a melhor tradução para a expressão bíblica “Não apagueis o Espírito” (1Ts 5.19) é “Não abafeis o Espírito”. Como é possível abafar o Espírito?

O primeiro relato bíblico que nos mostra como isso é possível está na história de Caim. Ele fez um sacrifício a Deus, mas aquilo não vinha do seu coração. Então, Deus veio conversar com ele. Eu acho impressionante o cuidado de Deus em vir lhe mostrar os equívocos da sua alma, e tratá-la. E isso me encanta porque é exatamente assim que Deus faz com a gente. E aí Deus disse a ele: “deixa eu orientá-lo, meu querido.” E Deus lhe disse que se ele fizesse o que era certo seria aceito. Mas se alimentasse no seu coração o desejo de pecar, o pecado do seu coração iria contra ele.

Sabe o que aconteceu? Assim que Caim terminou de ouvir a voz de Deus, ele se encontrou com Abel, e lhe disse: “vamos ao campo, mano?” E ali no campo ele assassinou brutalmente o seu próprio irmão. Ele ouviu o Senhor falando, mas abafou a voz de Deus no seu coração.

Deus também enviou Jonas para pregar em Nínive, mas ele não queria ser profeta lá. Depois de muita resistência, Deus o obrigou a ir. Ele foi e pregou de má vontade, e o povo todo se arrependeu. E Jonas ficou profundamente irritado com a conversão daquele povo. Deus veio conversar com o amuado Jonas, e lhe perguntou duas vezes: “É razoável essa tua ira?” E o pirracento profeta disse-lhe que sim. Muitas vezes há crentes que ficam cheios de razão até com os seus próprios pecados. E assim eles resistem e abafam as palavras do Espírito Santo.

Estevão foi levado diante do Sinédrio, e testemunhou de Cristo diante das autoridades judaicas, que eram os mais altos representantes da religiosidade judaica e, portanto, deveriam ser os guardiães da verdade em Israel. Ao longo do seu discurso, Estevão, cheio do Espírito Santo, disse que ‘eles sempre resistiram ao Espírito Santo de Deus’ (At 7.51). Então, rangendo os dentes de ódio, os religiosos o mataram. Como já dizia Billy Grahan: “nós podemos nos tornar religiosos o suficiente para nunca mais ouvirmos a voz de Deus no nosso coração”.

E o perigo maior é quando vivemos ouvindo o Espírito sem dar atenção a Ele. Então, de repente, nós podemos cair na situação de embrutecimento de alma. É isso mesmo. Há bons religiosos que podem se tornar profundamente embrutecidos à voz de Deus. Em Mc 3, temos um exemplo assustador disso: Jesus foi para a sinagoga num sábado, e viu um rapaz com uma das mãos ressequidas. Os religiosos estavam lá observando se Jesus faria ou não milagre naquele dia, para acusá-lo. Então, Jesus chamou aquele homem para o centro, e perguntou bem alto: ‘é lícito curar um homem no sábado, fazer o bem?’ Todos silenciaram. Aí Jesus o curou. A reação dos religiosos foi sair da sinagoga para conspirar a morte de Jesus.

Às vezes Deus fica tentando nos dizer coisas, e nós endurecemos o nosso coração, abafando a voz do Seu Espírito em nós. E se nos tornarmos religiosos embrutecidos, nós não O ouviremos mais. E muitas vezes nem damos conta do risco que isso trás para a nossa alma. Por isso, a Bíblia nos adverte: “Hoje, se ouvirdes a Sua voz, não endureçais o vosso coração”.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...