6/24/11

Tenha uma Vida Alegre

Filipenses é a carta mais alegre da Bíblia. A impressão que temos é que o apóstolo Paulo está em um iate, tomando uma água de coco, e dizendo: “alegrai-vos no Senhor, outra vez vos digo: alegrai-vos!” Só que as coisas não iam assim tão bem na sua vida. Ele estava preso por causa da sua fé. A alegria que ele invocava tinha uma raiz tão forte que nem mesmo a sua injusta prisão conseguia arrancá-la da sua vida.

Warren Wiesbie escreveu um pequeno comentário de Filipenses, intitulado: “Seja Alegre!”. Nele, ele apresenta quatro ladrões que roubam a alegria da nossa vida:

O primeiro ladrão são as circunstâncias
. Quando estamos à mercê das circunstâncias para termos alegria a nossa vida se torna uma verdadeira montanha russa. De fato, há coisas que nos levam aos píncaros da alegria, mas há outras que retiram todo o nosso prazer. Quer ver? Você tem controle sobre o clima? Você pode controlar o trânsito? Mas a alegria que o apóstolo está falando não depende das circunstâncias. Ele está preso, acorrentado, e diariamente era vigiado pela guarda pretoriana, a elite da guarda romana. Além do mais, ele poderia ser julgado, condenado e executado. Indiferente a isso, ele diz: “as coisas que me aconteceram têm, antes, contribuído para o progresso do evangelho” (Fp 1.12). A gente vê que ele não está dizendo que o crente deve ser alegre quando as suas circunstâncias são boas.

O segundo ladrão da alegria são as pessoas. Você já deve ter chorado por gente e se irritado também. E já deve ter gerado muita irritação em alguém. Alguém disse que “as pessoas que nos curam são as que nos adoecem”. Pessoas nos frustram e nos magoam. Veja Paulo, ele está falando para duas irmãs da igreja de Filipos, Evódia e Síntique, que estavam brigando e causando muito mal-estar. Ele diz: “...rogo-vos que pensem concordemente no Senhor” (Fp 4.2). Havia também gente que estava pregando o evangelho para espezinhar e incomodar Paulo (Fp 1.18). Pessoas são fonte de aborrecimento para nós. Mas Paulo não está nos ordenando, em Nome de Cristo, que nos alegremos pelas pessoas.

O terceiro ladrão da alegria são as coisas. E Paulo diz: “Não andeis ansiosos por coisa alguma...” (Fp 4.6). Há pessoas que vivem uma vida triste e ansiosa porque têm muito. E há aquelas que vivem tristes porque não têm recursos. Acham que se tivessem bens seriam alegres. Mas o nosso coração é ambicioso e nós somos insaciáveis. Há gente sofrendo tremendamente por causa das coisas. A maioria das pessoas acredita que a alegria vem pelas coisas que possuem. Até mesmo crentes. Com certeza, esses nunca ouviram ou deram crédito às palavras de Jesus: “A vida de um homem não consiste na soma de bens que ele possui” (Lc 12.15).

O quarto ladrão da alegria é a ansiedade. É o ocupar-se antecipadamente com as coisas que podem acontecer. Há gente preocupada com a sua velhice. Há gente preocupada se vai ter dinheiro para se sustentar no futuro. Só que, estatisticamente, 90% das coisas que nos preocupam não acontecem. Muitas pessoas são consumidas de tristeza por coisas que um dia, quem sabe, podem acontecer. Gente que desgasta a sua vida por bulhufas.

Então, tendo tantos ladrões querendo roubar a nossa alegria, como “sermos alegres”? A fonte da alegria pregada por Paulo é o Senhor: “alegrai-vos no Senhor!” Muitas pessoas acham que a alegria é um alvo a ser buscado. Estão erradas, a alegria que o apóstolo fala não é um alvo nem um fim em si mesmo.

Preste atenção: Deus nunca se propôs dar a você alegria, embora exija isso de você. Sabe o que Deus espera de você? Santidade. Ou seja: Vida íntima com Deus. Porque se você buscar alegria não vai ter alegria. Mas se buscar a Deus terá alegria. Porque a alegria da nossa alma só é plena em Deus. E ela só pode ser encontrada no Filho de Deus. Essa alegria não é alvo, é conseqüência e resultado.

Paulo está na cadeia, mas lá é capaz de escrever a carta da alegria. Por dezesseis vezes ele fala em alegria e celebração. A fonte da sua alegria não estava nas circunstâncias, nas pessoas ou nas coisas, mas estava em Deus. Eu queria desafiar você que está achando a vida pesada demais, e vivendo uma experiência difícil. Jesus veio para dar alegria e vida em abundância para nós. Ele deixou uma promessa para nós. Se fosse você, eu não me contentaria com nacos nem com porções da alegria. Eu me voltaria para a fonte da alegria, Deus.

Então, se você não vive alegre, talvez falte Deus na sua vida. Ou Ele esteja longe dela. Venha para perto de Deus, pois “n’Ele há plenitude de alegria” (Sl 16.11).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...