12/10/10

Um Espelho para a Alma

No seu livro “Mosaico de Deus”, o pastor Helmut Thielicke conta que fez seu filho, ainda pequeno, olhar-se num grande espelho. A principio, ele não se reconhecia, pois ainda era muito ingênuo. Apenas a presença daquele menino risonho no vidro cristalino lhe causava muita alegria. De repente, porém, alterou-se a expressão do seu rosto. Descobriu, finalmente, pelos movimentos simultâneos que aquele ali era ele mesmo.

Sempre que me olho no espelho dou graças a Deus. Mas não é pelo que você está pensando, não. Dou graças a Deus porque, apesar de ser tão feio, tenho sido alvo das misericórdias dEle. Muitas vezes, intrigado, chego-me a perguntar: “Espelho, espelho meu: existe alguém mais abençoado do que eu!” Afinal, como é possível um sujeito tão feio como eu ser tão agraciado por Deus? Fico pensando em tudo o que Deus tem feito por mim. A família que me deu, nos ministérios que desenvolvo, nos amigos por todos os lados, e pergunto-me: “Espelho, existirá pessoa tão feia mais marcada pela graça de Deus?” Além disso, muitas vezes o espelho me revela que Fernando Sabino estava certo quando dizia: “Viver faz mal a saúde! Faz cair os cabelos e os dentes. Provoca rugas na pele, flacidez nos músculos e artrite nos ossos. Enfraquece a cabeça, combale o organismo e ataca o coração”. A verdade é que diante do espelho, alegre, concluo que sou um grande exemplo do imerecido amor de Deus, em Cristo Jesus.

Existe um outro espelho que costuma mostrar o íntimo da pessoa. Ele penetra lá dentro de cada ser humano, e mostra nua e cruamente a situação da nossa alma. É um espelho tão especial que costuma exibir o nosso interior: pensamentos maus, mentiras, falsidade, orgulho, egoísmo, ingratidão, desonestidade, traição, hipocrisia e rebelião contra Deus. Esse espelho é a Bíblia, a Palavra de Deus.

Às vezes, diante da Bíblia, assusto-me com a minha feiúra de alma. Nestas horas, fico triste comigo mesmo, mas também sinto alegria por uma outra revelação que este espelho me faz. É que este espelho celestial também me revela a graça eterna de Deus, em Cristo. Nele, consigo ver a misericórdia diária de Deus por mim. Na verdade, ele exibe em letras gordas o amor de Deus por cada ser humano: “suficientemente largo, para abranger a totalidade da humanidade; suficientemente comprido, para durar toda a eternidade; suficientemente profundo, para alcançar o pecador mais degradado; e suficientemente alto, para levá-lo ao céu” (John Stott).

Bendita Bíblia, espelho de Deus, que expõe a nossa feiúra de alma, mas também exibe a beleza do amor de Deus, em Cristo.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...