12/26/10

Guarda-Costas Para 2011

Fazia estudos bíblicos para um grupo de jogadores de futebol, em Freamunde, no Norte de Portugal, quando na primeira reunião após o Carnaval um recém-convertido me fez a seguinte pergunta: “Pastor, quais são as recomendações para a Quaresma?” Disse a ele que as recomendações bíblicas para aquele período eram as mesmas de todos os dias do ano.

Agora, quando 2011 bate às nossas portas, sei que muitos crentes desejam que os pastores apresentem um conjunto de regrinhas que garanta sucesso para o Ano Novo. Mas, tudo o que vai precisar para o Ano Novo é aquilo que você também necessitou para todos os anos velhos que já cruzou.

Gostamos de recitar textos bíblicos, mas muitas vezes não sabemos aplicá-los à nossa vida. O Salmo 23 é um deles. Muitos crentes conhecem o Salmo, mas não desfrutam do Pastor. E é nesse Salmo que temos uma das promessas mais tranquilizadoras sobre o nosso amanhã. No v. 6, temos o único versículo cujos verbos estão no futuro: “certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida e habitarei na casa do Senhor por longos dias.”

O nosso Bom Pastor coloca à disposição dos crente dois guarda-costas para protegê-los no futuro. Um se chama “Bondade” e outro “Misericórdia”. Ele promete que esses seguranças não nos perderão de vista, pois andarão grudados em nós. A primeira palavra é “tov” e significa “tudo o que é bom”. A segunda palavra é “hesed”, que é a palavra mais rica da língua hebraica. Hesed é o amor do Pacto, que levou Deus a escolher Abraão, Isaque e Jacó. É o amor que não se altera, pois tem disposição para amar até o fim. É o amor que não pode aumentar porque não tem para onde crescer. É o amor no grau máximo, que nunca irá diminuir porque Deus nunca deixa de amar assim. Esse amor está bem definido numa expressão do Novo Testamento, que diz: “se formos infiéis ele permanece fiel porque não pode negar-se a si mesmo (2Tm 2.13).” É o amor que assume compromisso e cuida. Então, Deus está dizendo que não haverá um único dia na minha vida em que Ele se esqueça de mim, pois não é um Deus com humor instável, que um dia me aceita e no outro, não. Deus não é Alguém que só me trata bem se eu for um bom menino, ou quando eu me comporto bem. Não! Esta bondade e misericórdia não dependem de quem nós somos, nem do que fazemos, mas daquilo que Deus é.

No último dia do ano você pode pular sete ondas, usar roupa nova ou comer lentilhas, como ensina esta sociedade que não conhece o nosso bom Deus. Mas o melhor que você pode fazer é ter esse Deus como Pastor e Senhor da sua vida. Ele cuida de nós todo o ano. E ainda coloca à nossa disposição Seus guarda-costas Bondade e Misericórdia, para que o nosso andar seja seguro, cheio de graça, e abrigado pelo Seu poder.

Portanto, se você é crente em Jesus, o Bom Pastor, não se preocupe com 2011. Haja o que houver, esses Guarda-Costas Celestiais estarão vigiando a sua vida. Podemos não saber como será o nosso futuro, mas sabemos Quem estará conosco no futuro. Descanse nisso, e tenha um maravilhoso Ano Novo!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...