12/21/10

“Feliz Natal!” – O Que é Isso?

Nesta época recebemos muitos cartões com votos de um Feliz Natal. Os amigos, os parentes e vizinhos saúdam-nos: “Feliz Natal!” O homem do mercado, a mulher do açougue, o jornaleiro e o rapaz da loja desejam-nos: “Feliz Natal!” Mas o que querem dizer realmente com essa expressão?

Será que “Feliz Natal!” é ter uma mesa farta, com bebidas variadas, um bom bacalhau, peru, chester, panetone e frutos secos? Se é isso, então “Feliz Natal!” significa, na verdade: “Coma bem!”, “Tenho uma ótima Ceia!”, “não vá ter indigestão, hein!”, ou “cuidado com o excesso de comidas e bebidas!” Assim, uma pessoa que não tiver uma mesa sortida terá todo o direito de dizer: “tive um péssimo Natal!!”

Ou “Feliz Natal!” significa boa companhia e boa confraternização social? Se é isso, então o que as pessoas querem nos dizer, de fato, é: “olha, reúna-se com pessoas amigas e saudáveis”, ou “procure passar momentos agradáveis junto das pessoas que mais gosta!”. Nesse caso, se estiver longe dos amigos, da família e das pessoas queridas o seu Natal será um fracasso.

Pode ser também que “Feliz Natal!” seja uma referência aos presentes. Aí, as pessoas desejam que você ganhe bastante prendas no Natal. Poderíamos traduzir a saudação como: “que você fique encantado e sinta-se enriquecido e amado com todos os presentes que vai ganhar!” Então, pouco presente é sinal de um Natalzinho pra esquecer!

Se o meu raciocínio estiver certo, Natal seria uma espécie de “Festa de aniversário do mundo ocidental”, onde todos assopram as velas, recebem os parabéns, os presentes e comem bem.

Temo que nós, que já fomos transformados pelo sangue de Jesus, também pensemos que “Feliz Natal!” seja uma referência à mesa, aos presentes e as confraternizações.

Mas o Natal cristão não é isso. Natal pra mim é outra coisa. É outra festa. É algo interior. “Feliz Natal!” é ter certeza de que Jesus, o Deus-Homem, nasceu em Belém da Judeia, mas também nasceu na minha vida e vive no meu coração. “Feliz Natal!” é Deus comigo! “Feliz Natal!” é comemorar uma alegria que ninguém pode roubar; é ter certeza do perdão de Deus. “Feliz Natal!” é saber que tenho rumo na vida. Através de Jesus Cristo, sei quem eu sou e, independentemente do que me vier acontecer, sei que sou amado e aceito por Ele. “Feliz Natal!” é saber que na eternidade também participarei da glória de Cristo.

Enfim, para um crente em Jesus Cristo, “Feliz Natal!” é uma redundância. Se a pessoa já renasceu em Cristo, no muito ou no pouco, na mesa farta ou na simples, com a presença dos amigos ou não, o seu verdadeiro Natal é feliz!



Publicado pela 1ª vez em 09 de Dezembro de 2001
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...