11/21/10

Quando Deus não Quer o que Queremos

Alguns homens de fé, e profundamente espirituais, fizeram pedidos a Deus, e receberam como resposta um “não”.

Davi foi um sujeito formidável. Ele foi chamado de “o homem segundo o coração de Deus” (At 13.22) , na Bíblia,. Não foi perfeito. Errou, e como errou! Mas todas as vezes que tinha consciência do seu erro, arrependido, voltava-se para Deus, pedindo perdão. Davi também mostrava o seu arrependimento, mudando realmente o seu modo de vida. Deixou inúmeros Salmos que até hoje nos abençoam e nos ensinam como andar em comunhão com Deus.

O abençoado Davi queria expressar a sua profunda gratidão a Deus, cumprindo um grande sonho: construir o novo templo. Ele, rei, tinha um palácio mais luxuoso do que a “Casa de Deus”, o velho tabernáculo trazido do deserto. Queria, então, construir algo grande, que dignificasse o nome do Seu Deus. Pediu ao Senhor para construí-lo, mas Deus disse que “não”. Ele era homem de sangue, que havia feito muitas guerras. Um descendente seu, homem pacífico, ergueria o tal templo(1Cr 17).

Paulo foi o “Indiana Jones” do evangelho. Foi o primeiro missionário de Missões Mundiais. Através dele, o evangelho alcançou o mundo de então. Ele disse duas coisas que pouquíssimos cristãos, hoje, teriam condições de dizer: “Já estou crucificado com Cristo, e vivo não mais eu, mas Cristo vive em mim” (Gl 2.20), e “Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo” (1Co 11.1). Este campeão do evangelho pediu a Deus que lhe tirasse um “espinho na carne”, um problema físico que lhe trazia intenso sofrimento (2Co 12.7,8). Sobre esse “espinho”, Paulo, homem de oração, intercedeu três vezes, pedindo que lhe fosse removido. Deus lhe disse “não”, acrescentando: “a minha graça te basta, o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”(1Co 12.9).

Jesus, Deus encarnado, também fez uma oração intensa ao Pai. Na véspera de tomar a Cruz pelos nossos pecados, no Getsêmani, Ele pediu a remoção da sua dor: “Meu Pai, se for possível, afasta de mim este cálice; contudo, não seja como eu quero, mas como tu queres” (Mt 26.39). O Pai disse “não”, não era possível.

Isto significa que Deus não atende a todos os nossos pedidos. Muitas vezes, Ele permite problemas, enfermidades e provações para nos abençoar. Ele disse a Paulo que não queria que ele ficasse orgulhoso pelas vitórias alcançadas (2Co 12.7). Não atendeu a Davi porque queria que o nome dele ficasse atrelado não a um templo, mas a um descendente do rei, Jesus, nascido da sua linhagem (Mt 1.1). Deus tinha em mente algo muito maior. E não atendeu ao Filho porque só com sua morte o mundo poderia ser salvo e reconciliado com Ele.

Deus não nos livra de todos os nossos sofrimentos, porque, muitas vezes, neles, Ele tem propósitos santos, maiores, para o nosso bem. Como nos diz Romanos 8.28: “E sabemos que Deus faz com que todas as coisas concorram para o bem daqueles que o amam, segundo a vontade de Deus”.

Da próxima vez que orar, pedindo alguma coisa a Deus, e receber como resposta um “não”, saiba que Deus tem um propósito melhor e maior para você. Então, continue a esperar e a confiar nEle.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...