10/21/10

Confissões de um Frágil Pastor

Sinto uma pontinha de inveja dos pregadores que só experimentam vitórias no seu ministério. Admiro os pastores que nunca têm problemas, que vivem de sucesso em sucesso, e que nunca ficam em dúvida, nunca titubeiam, mas sempre têm um versículo bíblico que põe fim a qualquer discussão e dão respostas certas para tudo. Admiro, sobretudo, aqueles que parecem ter um telefone vermelho com o Céu e que, diante das mais difíceis questões, sempre têm uma solução fácil, segura e confiante. Pois confesso que, muitas vezes, ao ouvir os problemas dos irmãos, sinto-me pequenino e, chorando, oro com eles pedindo discernimento e sabedoria do Alto para aquela crise.

Admiro os pastores que sempre têm novos remédios para as ovelhas feridas. Respeito aqueles que descobrem novas dicas e postulados para o mal do seu rebanho. Enquanto coloco estas causas diante de Deus, não poucas vezes fico a pensar em como seria bom se eu também tivesse soluções mágicas para problemas sérios. Eu seria bem mais útil, mais produtivo e, certamente, muitas famílias seriam mais abençoadas pelo meu ministério.

Fico impressionado com estes pregadores que, no rádio e na tv, não se cansam de curar gente. Praticamente, não há problema de saúde que não resolvam. Em todos os cultos, a qualquer hora, eles estão livrando o seu rebanho de problemas nos rins, no fígado, no útero ou na próstata. Diuturnamente livram as pessoas de câncer, de artrites e de diabetes, enquanto eu fico me batendo em oração por irmãos que lutam com seus males físicos. Para mim, já estaria bom ter uma voz de comando junto ao Céu que debelasse uma febre. Ficaria muito agradecido a Deus se fosse usado por Ele para curar um simples resfriado. Na verdade, a facilidade com que estes pastores curam me deixam perplexo, pois, confesso, muitas vezes nem ao menos sei muito bem como orar diante de tamanha aflição. Outras vezes fico embaraçado com algumas perguntas, querendo encontrar palavras, na Palavra, que tragam conforto e incentivem o crente sofredor a perseverar confiante na bondade de Deus.

Fico assombrado com arrojados pregadores que, de tão ungidos, recebem diariamente uma revelação nova e surpreendente do Senhor. Tenho em alta conta os que sempre descobrem uma nova fórmula para o sucesso ministerial. Gente que, em que pese dois mil anos de cristianismo, ainda descobre novidades, práticas ministeriais revolucionárias, capazes de fazer a igreja crescer e amadurecer em Cristo em cinco minutos ou em um final de semana. Confesso que, nestes anos todos de ministério pastoral, ainda não encontrei uma fórmula mágica e bíblica que faça um crente se tornar maduro, sensato e útil, sem a dependência perseverante na oração, no estudo da Bíblia e na devoção pessoal ao Senhor. E eu, com sérias limitações, continuo semanalmente tendo de cavar fundo para entender e tentar traduzir as Escrituras de uma maneira prática e relevante à minha paciente e bondosa congregação.

Confesso também que, apesar destas minhas limitações, em nada me sinto diminuído ou menos abençoado pelo Senhor. Ao contrário, apesar das minhas dificuldades, vejo o Senhor cuidando de mim e do meu ministério. Creio que Deus usa gente inteligente e ousada como usou o apóstolo Paulo, mas também usa gente fraca e limitada como eu. E, longe de me achar um derrotado ou alguém que foi desamparado por Deus, sou grato a Deus por Ele me ter chamado para trabalhar com o seu povo. Percebo que, através das minhas fraquezas, Deus tem tido mais oportunidade de manifestar a Sua grandeza. E, assim, tenho conhecido melhor este Deus paciente, compassivo e amoroso. Admiro aqueles que só vencem, mas cada vez mais me fascino com o Deus revelado em Cristo, que permite que homens fracos e pecadores como eu também se sintam vencedores.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...